segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SE CÁ NEVASSE...

1.O resto do refrão toda a gente sabe…Numa época em que neva inusitadamente em Portugal – de Portalegre a Bragança – e enquanto nos perdemos no sempre-eterno processo de “caça-às-bruxas”, importaria antes analisar com atenção o que dizem os especialistas sobre as causas destas alterações climáticas.

Os responsáveis nacionais, regionais e locais deveriam atentar nos alertas que o indiano e Prémio Nobel da Paz (2007), Rajendra Pachauri, Presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, acaba de fazer.

É aceite que o crescimento industrial descontrolado e o modelo económico assente no consumo elevado têm conduzido a diferenças substantivas de desenvolvimento entre os países. Pois bem, este fosso não é apenas económico mas também climático, pelo que as diferenças conduzirão a prazo “ao terrorismo, à ira, ao ressentimento dos países mais pobres pelas dramáticas consequências que sofrerão pelas alterações climáticas que não provocaram”. E, acrescenta, o Nobel da Paz: “as secas e as inundações causarão milhões de refugiados”.

Preocupante e assustador! Mas lança-nos um desafio: “usar os preços e as tecnologias para mudarmos o nosso estilo de vida”, como alternativa única.

Ora, é precisamente quando mais precisávamos de requalificar, de modo universal, o modelo de sociedade de consumo para protecção ambiental que, os governos lançam, cada um por si, medidas de estímulo para dinamizar as economias locais que passam por motivar o… consumo e evitar a deflação, precisamente!

2.Mas, também, há boas notícias! A eleição no final da passada semana do novo Conselho Geral da Universidade de Coimbra é uma. Afinal de contas, trata-se do órgão que agrega personalidades externas ao mundo universitário conimbricense, por isso mesmo propício para acolher a partilha de experiências e de saberes; assim como, o fórum adequado para aprofundar a ligação do meio académico ao universo empresarial e fazer da inovação a opção inequívoca de desenvolvimento.

Haveria, com certeza, outras escolhas possíveis, mas a verdade é que os nomes eleitos são todos, sem excepção, relevantes na sociedade portuguesa: das empresas à política, passando pela cultura. Artur Santos Silva (BPI), Gonçalo Quadros (Critical Software), Luis Filipe Reis (Sonae), Rodrigo Costa (ZON), Almeida Santos e Simoneta Luz Afonso, entre outros, são nomes que enriquecem a nossa Universidade.

Resta-nos, agora, esperar que o empenhamento e contributo de todos e de cada um resultem em projectos e ideias concretas que valorizem aquela vetusta casa do saber, colocando-a nos mais elevados padrões científico mundiais. Coimbra, cidade e região, ganhará com certeza, assim haja, de igual modo, interlocutores ao nível!..

Sem comentários:

Enviar um comentário