terça-feira, 6 de janeiro de 2009

POR QUE OBAMA JÁ GANHOU?

É impressionante o grau de notoriedade de Barack Obama. Ultrapassou, totalmente, a esfera política para se afirmar como um fenómeno social e, de igual modo, global, pois, há muito, saiu das fronteiras americanas.

O fenómeno Obama é, em certa medida, apenas comparável com a curiosidade e simpatia que Lula da Silva despertara na sua primeira eleição para presidente brasileiro. Apesar das evidentes diferenças de personalidade e de contexto.

Em certa medida ambos rompem com estereótipos e preconceitos: um negro e um operário metalúrgico podem ser presidentes dos Estados Unidos e do Brasil respectivamente. A mudança não é pequena. É enorme.

A relevância destas mudanças é tanto maior quanto em cada canto do mundo se deseja que o mesmo aí ocorresse. Hoje em dia, os cidadãos estão fartos dos políticos de sempre e das mesmas políticas cujos resultados estão à vista.

De Madrid a Joanesburgo ou de Berlim a Buenos Aires há espaço para mensagens novas e protagonistas desempoeirados. É isto que resulta claro das sondagens que universalmente dão Obama como vencedor. Os berlinenses ou os madrilenos revêem-se em Obama a partir dos respectivos contextos e não do que se passa no quotidiano de Ohio, Illinois ou da Virgínia.

Obama está por todo o lado: nas capas das revistas – das femininas, às desportivas, passando pelas mais diversas especialidades – impresso em “t-shirts” e canecas, adquiriu forma em bonecos e qualquer biografia (autorizada ou não) é sucesso de vendas garantido. É um produto de consumo massificado.

Dentro de poucos dias os norte-americanos serão chamados a dizer o que querem do futuro. Ficaremos então a saber se a respectiva vontade coincide com a nossa. Com a do resto do mundo. O passado recente mostra-nos que os americanos não se deixam comover e escolhem à sua maneira. O problema é que os efeitos, depois, são sentidos por todos.

Enfim, ao contrário de outros – aqui mesmo! - que nunca chegamos a entender porque, como e para que ganham actos eleitorais, Obama já ganhou politicamente antes do veredicto final.

Haja esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário