quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Audiência com a Primeira-Dama, Drª Maria Cavaco Silva


Hoje, audiência com a Primeira-Dama para apresentar o Imagine Cup 2009 e solicitar o respectivo Alto Patrocínio, considerando o relevante âmbito social desta edição.

A Microsoft Corporation criou, há 5 anos, um concurso à escala global denominado IMAGINE CUP, que se dirige a jovens universitários das áreas das novas tecnologias. Trata-se da maior competição tecnológica, que mobiliza mais de 200,000 jovens em mais de 100 países. Cada ano a iniciativa é subordinada a um tema altruísta, encoranjo-se assim os estudantes a reflectir sobre formas onde a tecnologia pode ajudar a resolver os mais prementes desafios da humanidade.

O Imagine Cup é um concurso pretende aliar a criatividade, competência tecnológica, espírito empreendedor e capacidade de competição com os melhores do mundo, a propósitos de natureza social. Está situado pois, não na esfera da actividade tecnológica ou comercial da Microsoft, como à partida se pode pensar, mas no que denominamos Cidadania, área que abrange a nossa Responsabilidade Social Corporativa.

O Imagine Cup possui 9 categorias a concurso, que abrangem da concepção de aplicações a artes digitais. A categoria principal, Software Design, é disputada localmente pelas subsidiárias da Microsoft, em mais de 60 países e todas as restantes categorias são disputadas online. Os finalistas apurados competem numa única final mundial, que tem lugar num país distinto cada ano.

O concurso já adquiriu uma relevante notoriedade internacional , sendo apoiado por governos em todo o mundo e pela UNESCO, pode resumir-se numa espécie de “olimpíadas de software”, onde os vencedores nacionais de cada país competem depois numa única final mundial, por prémios e uma carreira garantida no mundo profissional ou empresarial. Actualmente é o mais reputado concurso internacional na área de tecnologia. Em Portugal, a edição de 2008 contou com 670 candidaturas.

A edição de 2009 do Imagine Cup, cuja final irá decorrer em Julho de 2009, no Egipto e as duas edições subsequentes, têm justamente como suporte temático os Desafios do Milénio das Nações Unidas, pretendendo a Microsoft colocar os jovens a desenvolver aplicações e tecnologias de elevada sofisticação com o propósito de endereçar os grandes problemas sociais do planeta. Nesse sentido, o tema 2009-2011 é: “Imagine how to apply technology to solve the planet’s toughest social problems.”


Ver site da Presidência da República

Sem comentários:

Enviar um comentário