quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

MICROSOFT A MELHOR EMPRESA PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

A Microsoft vence novamente, e pela terceira vez consecutiva, o desafio lançado pela EXAME/Heidrick & Struggles para apurar a melhor empresa para se trabalhar em Portugal.

Em tempo de crise este prémio tem um sabor e um significado ainda mais especial!

Restam algumas considerações:

1. Por que não se transpõem para a administração pública algumas das boas práticas que justificam estes prémios?
2. Por que não analisa o Estado os modelos vencedores e cria condições, designadamente legais, para serem replicados em todo o tecido empresarial porttuguês?
3. Por que não estão todos os empresários portugueses disponíveis para seguir estas boas práticas?
Respondendo afirmativamente às questões antes suscitadas, garantidamente, teríamos um país mais moderno, mais justo e muito mais preparado para os tempos difíceis que se vivem!


Como se escolhem as melhores?
Do método de apuramento das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal constam as seguintes fases cruciais: é enviado um inquérito, em papel ou on-line, a todos os colaboradores de cada empresa participante.
As questões contidas no inquérito pedem a opinião dos trabalhadores relativamente a diversos temas, desde a transmissão de informação e relação com a chefia até à aposta na formação e investimento em acções de responsabilidade social.
Os inquéritos são preenchidos de forma anónima, para garantir a confidencialidade e assegurar a sinceridade e transparência das respostas, também a administração preenche um inquérito sobre as práticas da organização.
Segue-se a recepção e tratamento de dados pela Heidrick & Struggles e, depois, a auditoria dos dados junto da própria empresa e da sua equipa, que é realizada pelos jornalistas da EXAME. Só após percorridas estas etapas se chega ao ranking final, e à edição da revista que está nas bancas esta quinta-feira, dia 29 de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário