sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTOS DOS TUGAS

Ouça aqui uma síntese do estudo da Microsoft.

65% dos portugueses prefere namorar através de programas de mensagens instantâneas
Estudo revela que 41% dos portugueses já declarou o seu amor a partir de programas como Windows Live Messenger

No século XXI, o mundo digital tornou-se um local para o amor, com 6 em cada 10 (65%) portugueses a admitirem que preferem ‘teclar’ nos serviços de mensagens instantâneas do que falar presencialmente;

41% dos portugueses já declarou o seu amor, pelo menos uma vez, através dos programas de mensagens instantâneas e 48% admitem que o utilizam para ‘flirtar’

Mais de 67 milhões de pessoas (33%) na Europa, Médio Oriente e África encontraram o amor na Internet, com 5 milhões de relações (7%) a originarem casamento e 19 milhões (28%) resultando em relações(a) de longa duração

A seta de Cupido irá atingir tanto os portugueses que não têm recursos financeiros para celebrar o dia de S. Valentim este ano, como os que continuarão a desembolsar para satisfazer a sua cara metade. 35% dos inquiridos não prevê gastar dinheiro com o Dia dos Namorados e 49% dos portugueses inquiridos irá celebrar este dia da mesma forma que comemorou em 2008, não poupando nos festejos, mesmo com a crise financeira.(b)

Os gastos com o Dia dos Namorados irão cair quase 8% em relação ao ano anterior em toda a Europa Médio Oriente e África, baixando de uma média de €85 gastos por pessoa para €77. A queda mais acentuada será verificada em Espanha, com uma redução de 45% nas despesas, seguida por Israel (-22%) e Itália (-18%).(3)
Porto Salvo, 12 de Fevereiro 2009 - Mais de metade dos portugueses (65%) prefere namorar online através de programas de mensagens instantâneas do que presencialmente. Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela divisão Windows Live da Microsoft em 16 mercados da Europa, Médio Oriente e África, incluindo Portugal, sobre as experiências e os comportamentos de mais de 78.000 pessoas, realçando algumas das técnicas para encontros amorosos e “namoricos” no século XXI.
Tendo em conta o crescente papel das redes sociais de comunicação, a Internet é agora, de acordo com este inquérito, a segunda forma mais popular de conhecer novas pessoas, com um quarto (26%) dos portugueses a concordarem que é uma excelente forma de conhecer potenciais interessados num novo amor. A Internet é ultrapassada apenas pela possibilidade de conhecer pessoas novas ‘através dos amigos’ (59%), que continua a ser a opção universal favorita.
A popularidade do romance pela Internet está a crescer rapidamente. A Turquia, a Suécia e a África do Sul têm o maior número de apaixonados online, tendo mais de 4 em cada 10 pessoas encontrado o amor pela Internet nestes países, em comparação com os 32% recolhidos em Portugal.
No total, aproximadamente 67 milhões de pessoas (33%) na Europa, Médio Oriente e África, encontraram o amor online, com 5 milhões de relações (7%) a originarem um casamento estável e 19 milhões (28%), relações românticas de longa duração(d). Mais de um terço (37%) dos ciber-casais tiveram histórias de amor de curta duração mas continuaram bons amigos. Apenas 2% das relações baseadas na Internet resultaram em divórcio.
Amor no Ciberespaço
Mais de metade (55%) dos Europeus e 48% das pessoas que vivem em Portugal utilizaram o Windows Live Messenger para ‘flirtar’ com alguém. ‘Flirtar’ através de um serviço de mensagens instantâneas é uma ocupação particularmente popular nos países do norte da Europa, como a Noruega (84%), a Holanda (82%) e a Suécia (71%). Por outro lado, a Arábia Saudita (35%), a Bélgica (36%), a Espanha (39%) e a Itália (42%) são os países menos ‘namoradeiros virtuais’.
Cerca de 65% dos inquiridos em Portugal afirmaram que preferem ‘galantear’ nos serviços de mensagens instantâneas porque é um método menos intimidativo do que fazê-lo cara-a-cara, enquanto que 23% dos portugueses preferem criar respostas românticas online porque este método lhes proporciona tempo para serem criativos.
A maioria das pessoas de toda a Europa (66%) admite que considera mais fácil ‘flirtar’ através dos serviços de mensagens instantâneas do que cara-a-cara, sendo os sul africanos quem mais prefere este método para namoriscar (78%), seguidos de perto pela Arábia Saudita (77%), Turquia (76%) e Irlanda (72%). Dizer ‘Amo-te’ pela primeira vez nunca é fácil, por isso não surpreende que 1 em cada 3 pessoas tenha declarado o seu amor por alguém através de um serviço de mensagens instantâneas, como alternativa a fazê-lo presencialmente. Holanda (61%), Dinamarca (42%), Portugal (41%) e Espanha (40%) lideram a lista dos que mais dizem ‘Amo-te’ no ciberespaço.
Romance em tempo de recessão
O Dia de S. Valentim é tradicionalmente uma celebração que leva a gastos cada vez mais expressivos, mas com os consumidores a apertar o cinto este ano, o romance poderá ficar relegado para segundo plano. As pressões financeiras podem ser um factor de problemas nas relações: apesar de 82% das pessoas abrangidas pelo estudo internacional afirmarem que nunca discute devido a questões relacionadas com dinheiro, 1 em 10 (11%) acabaram recentemente uma relação ou divorciaram-se devido às pressões financeiras e 8% estão a procurar aconselhamento para resolverem dívidas.
Infelizmente, a seta de Cupido irá certamente falhar os 13 milhões de Europeus (5%)(e) que não têm possibilidades económicas para celebrar o Dia de S. Valentim este ano. 1 em cada 10 pessoas vê-se obrigada a reduzir as despesas à medida que os gastos com o lar representam uma fatia cada vez maior do orçamento devido à crise económica. Menos de metade (49%) dos portugueses irão celebrar o Dia de S. Valentim este ano como normalmente fariam.
Além disso, as despesas com o dia de S. Valentim irão cair quase 10% em toda a Europa relativamente ao ano de 2008, caindo de uma média de €75 gastos por pessoa para €68(f). Os apaixonados mais afectados serão os espanhóis, com uma redução de 45% nos gastos com presentes, seguidos por Israel (-22%) e Itália (-18%)(g). A Dinamarca continua a ser o país mais gastador no Dia de S. Valentim, com uma média de €109 gastos em gestos românticos, enquanto que os apaixonados em Portugal poderão sentir-se muito mais limitados, com apenas uma média de €77 gastos.
Mas nem tudo são más notícias. Em média, os homens portugueses irão gastar mais dinheiro do que as mulheres neste Dia de S. Valentim: os homens pretendem gastar uma média de €100, ao passo que as mulheres irão gastar €66.

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