quinta-feira, 15 de abril de 2010

PORTUGAL 2.0



Um estudo do IDC – entidade mundialmente reconhecida no sector das tecnologias da informação – demonstra que dentro de apenas cinco anos 85% dos empregos exigirão competências tecnológicas. Dito de outro modo, os remanescentes 15% serão tarefas próprias de analfabetos digitais. Pouco promissoras, portanto...

Em 2020 um terço da população europeia terá mais de 65 anos e em 2050 na europa seremos apenas 5,5% da população mundial. Portugal reflecte esta exacta tendência. Isto significa de modo muito prosaico que seremos menos que os outros e muito mais envelhecidos. Imaginem-se pois os impactos sociais, económicos e culturais de tal situação...

Os dados acima referidos seriam suficientes para compreender a real importância de Portugal desenhar uma nova agenda digital. Digo nova, porquanto o nosso país é, hoje, considerado uma estrela mundial em alguns domínios da tecnologia por força do relevante Plano Tecnológico definido pelo anterior governo de Sócrates.

Diversos rankings internacionais demonstram que Portugal ascendeu a posições cimeiras quanto à penetração de banda larga (em espaços urbanos e rurais, em todas as escolas públicas,...), ao governo electrónico (relação dos cidadãos com a Administração Pública por via das novas tecnologias), aos “e-skills” para quais os programas “e-escolas”, “Magalhães” e “Novas Oportunidades” foram determinantes. O rol é imenso e poderia prosseguir com exemplos.

Ora, perante a crise económica que vivemos e face aos parcos recursos naturais do país não nos resta grande alternativa que não seja apostar muito forte nas competências das pessoas, na “massa crítica” nacional e, por via disso, identificar alguns “clusters” onde possamos fazer a diferença no Mundo, confirmando a tendência positiva da nossa balança tecnológica e internacionalizando a economia nacional.

Somos o país que criou a “Via Verde”, o “cartão pré-pago” para telemóveis, que tem o primeiro nível de ensino com a ratio de computador/aluno mais elevada do mundo, etc, etc. Estes factos são dignos de registo e devem pois orgulhar-nos. Mas não de modo a que a satisfação nos adormeça, pois a tecnologia é apenas um meio e nunca um fim em si mesmo.

Sermos uma “smart nation”, conforme ouvi ao professor Tribolet, é um imperativo, mais que uma opção. Só assim conseguiremos aproveitar a enrgia de uma população envelhecida que não significa necessariamente inerte ou incapaz.

Publicado no Diário As Beiras.

1 comentário:

  1. "Smart Nation"... gostaria, ficava-nos bem... Seremos capazes? Muitas dúvidas...muitas mesmo.
    Anabela Martins

    ResponderEliminar