sexta-feira, 9 de abril de 2010

DEMOCRACIA DIGITAL XLIV



Com o lançamento do IPAD (Apple) regressaram os debates em torno do futuro dos livros e da imprensa escrita. De um lado, os que advogam que agora é inelutável o desaparecimento da versão impressa; do outro, os que – como eu, confesso – apreciam os avanços tecnológicos, mas não sucumbem às modas.

O ritual das leituras matinais com o cheiro a tinta bem vivo, o ruído próprio do folhear e a negritude na ponta dos dedos (que nem o alarmismo da Gripe A conseguiu abolir) é algo que não pretendo dispensar.

É certo que se podem reduzir os custos de produção, sobretudo os de distribuição pois que tudo fica ao alcance de um clic na internet, mas nem por isso uma mera tendência se imporá a séculos de leitura física.

A forma como editores e empresas de media estão a reagir ao IPAD demonstra uma certa indefinição no modelo de negócio. Há os que vendem as edições electrónicas mais caras que as impressas (por exemplo a TIME e o Wall Street Journal) outros que optam pelo modelo “free” assente em publcidade e patrocínios (Financial Times, por ex.).

Daqui resulta que a indústria literária e de produção de conteúdos ainda apalpa terreno para perceber o modo como os gostos dos consumidores e leitores vão evoluir.

O problema não está na tecnologia – que aliás facilita o acesso aos conteúdos, nunca como hoje se leu tanto – mas nas mudanças que a mesma impõe aos modelos organizativos e empresariais. Com blogues a publicar informação, quem produz factos a colocá-los no respectivo sitio da net, com autores a disponibilizarem as obras nas respectivas páginas pessoais como consegue sobreviver uma indústria editorial e de imprensa?.. Essa é a questão de fundo, que anda encoberta pela publicidade como paneceia...que não o é.

Publicado no Jornal OJE

1 comentário:

  1. Eu também concordo com o teu ponto de vista, mas a verdade é que é por ai que o futuro esta virado!... talvez para ti seja algo exagerado (e confesso que prefiro estar a ler um livro em papel que me formato digital)mas se vermos as consequências para o planeta assim será melhor. quanto ao dinheiro gasto acho estúpido estarmos a pagar por jornal em formato digital. supostamente os gastos são da impressão! ou não?
    Boa critica"! os meus Parabéns

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