"Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável" (Séneca)
terça-feira, 27 de abril de 2010
DEMOCRACIA DIGITAL XLVI
O futebol transformou-se há muito numa das mais rentáveis indústrias do Mundo. Apesar dos históricos passivos dos clubes, a verdade é que as verbas envolvidas em direitos de transmissões televisivas, patrocínios e “merchandising” são colossais.
Não por acaso as estrelas de futebol são disputadas para o lançamento de produtos ou serviços, campanha sociais ou apoios políticos...
De acordo com previsões recentes oito em cada dez pessoas no Mundo seguirão o próximo Mundial de Futebol na África do Sul pelas diversos canais de comunicação. Impressionante.
A internet é, hoje, um espaço de eleição altamente disputado para promoção de mensagens publicitárias. O próximo Mundial vai trazer consigo formas inovadoras de comunicação. Nos noventa minutos da partida jogar-se-á muito fora das quatro linhas: o marketing viral apropriar-se-á das plataformas mais reconhecidas da web (MSN, Youtube, Facebook,Twitter...).
Pela primeira vez os próprios atletas poderão comunicar-se directamente com adeptos e fãs, todos potenciais consumidores de futebol em sentido lato, através das redes sociais. Por exemplo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) autorizou os jogadores “canarinhos” a usar o Twitter. Imaginemos pois o impacto tremendo junto do grande público. É revolucionário o modo como os atletas passarão a relacionar-se com as audiências e como estas se comunicam com os seus ídolos. Claro está que em cada canto uma marca espera a oportunidade para se envolver – de modo mais explícito ou implícito – neste fluxo.
A digitalização dos relacionamentos sociais chega ao futebol com o próximo Mundial de forma incontornável, assente, sobretudo, na vantagem (por vezes virtual...) de estabelecer relações directas entre as estrelas e os adeptos. As paixões despertadas pelo “desporto-rei” ajudam a criar um caldo propício à promoção de mensagens publicitárias. Assim os governos e as ONG´s saibam aproveitar também este ambiente!
Publicado no JORNAL OJE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário