quinta-feira, 26 de março de 2009

DEMOCRACIA DIGITAL X

Portugal passou a ser, desde esta semana, o país com o parlamento tecnologicamente mais avançado do mundo. Assim foi pomposamente anunciado.

Tal facto engrandece a democracia e honra-nos a todos. Sobretudo se os utilizadores retirarem todas as vantagens que as novas tecnologias proporcionam na relação com os cidadãos-eleitores e, reciprocamente, se o escrutínio do trabalho parlamentar puder ser mais célere, transparente e eficaz.

No hemiciclo foram instalados 230 computadores pessoais com ecrã táctil e ligação à internet, assim como um sistema de cartão individual com chip para votações. De realçar ainda a possibilidade técnica de serem feitas apresentações com “power-point”, valorizando assim as intervenções políticas. Incompreensivelmente parece que não será permitida a reprodução de vídeos, desprezando-se desta forma um dos meios mais relevantes e inelutável. Os deputados devem, obviamente, estabelecer alguns limites aos conteúdos, mas não limitar a forma.

A valorização do parlamento é sempre um imperativo. Os avanços tecnológicos na casa-mãe da democracia um facto louvável. Mas nem tudo são rosas. Afinal de contas, como ontem comentava um amigo: “dá Deus nozes a quem não tem dentes”. Ou seja, por entre os 230 deputados há muita ignorância digital escondida…que, decerto, os jornalistas mais atentos cuidarão de por a nu nas próximas semanas…

Bastará acedermos à página da Assembleia da República para imediatamente constatarmos que a maioria dos parlamentares não usa as potencialidades que as TIC colocam ao seu dispor. Salvo raríssimas – e por isso muito honrosas - excepções os deputados não têm nem participam em blogues, não colaboram em redes sociais, não usam o “twitter”, muito provavelmente não preparam slides no “power-point”, etc, etc.

Será este, com certeza, o momento para os partidos políticos passarem, aquando da selecção dos seus representantes, a atentar nas competências digitais e no grau de info-inclusão dos candidatos, porquanto o escrutínio político popular será cada vez maior nestas áreas!

Publicado no OJE

1 comentário:

  1. Claro que a maior parte dos deputados passa o dia na AR a ler os mails e a ler o record.pt

    ResponderEliminar