quinta-feira, 12 de março de 2009

DEMOCRACIA DIGITAL VIII

A Wharton School da Universidade da Pensilvânia lançou uma pesquisa junto de especialistas para identificar as mais importantes invenções dos últimos 30 anos. O resultado é impressionante: em 1º lugar surge a internet, em 2º o PC, em 3º o telemóvel e em 4º o email.
Esta selecção é tão mais relevante quando comparada com outras descobertas como: os anti-retrovirais para tratamento da SIDA em 30º lugar apenas, as caixas ATM em 27º ou a energia solar fotovoltaica em 18º. Com certeza, todas, invenções científica e socialmente marcantes.

Da opção feita pelo painel de “experts” resulta evidente que a invenção da “internet” foi a maior geradora de transformação nos modelos organizativos da economia e da sociedade actuais. O potencial humano, designadamente a criatividade e o espírito inovador, passaram a ter outra visibilidade com a net e outro impacto efectivo no quotidiano das pessoas.

A internet trouxe consigo uma absoluta democratização da informação e aumentou o acesso ao conhecimento. Factores determinantes para sociedades mais desenvolvidas. Claro está, que a montante importa criar condições para aceder de modo equitativo a este potencial transformador…

Importa sublinhar o detalhe (ou “pormaior”) que a relevância inventiva, social e económica do PC, do telemóvel e, em particular, do email – os seguintes na lista - é, em grande medida, consequência da própria internet. Afinal de contas, o computador pessoal e o telefone portátil são, mais do que nunca, periféricos da “World Wide Web” e extensões de nós próprios nessa rede global.

Vale a pena, também, sublinhar que desta lista constava, em 20º lugar, a criação das redes sociais na internet. Insistimos assim na ideia que a internet, por via destas redes, aproxima e é agregadora, ao invés da ideia de que promove o isolamento e acentua a segregação.

Acresce, que a utilização sincronizada de diversas ferramentas, por exemplo do “Facebook” e do “Twitter”, maximiza a colaboração e o conhecimento, muito para além do “voyeurismo” básico.
Nota final para um fenómeno interessante: muitos jornalistas são “early-adopters” e estão, por isso, presentes nestes espaços ali deixando visões e testemunhos pessoais tantas vezes diferentes da fórmula institucional. Por certo mais ricos. Além da objectividade da notícia, permitindo-nos conhecer o sentido crítico. Esta tendência ficou bem patente aquando do Congresso Nacional do Partido Socialista, onde, além do relato dado à estampa, pudemos conhecer o pensamento de muitos retratistas…

Sem comentários:

Enviar um comentário