"Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável" (Séneca)
sábado, 1 de maio de 2010
DEMOCRACIA DIGITAL XLVII
Obama tem como objectivo colocar os Estados Unidos como a nação com maior número de licenciados do Mundo em 2020. Este é o propósito essencial da sua política educativa.
“Commencement Challenge” é o mais recente desafio lançado pela Casa Branca no seu sítio aos internautas americanos. Basicamente consiste num exercício de selecção na net de uma universidade para o Presidente Barack Obama visitar na cerimónia de entrega dos diplomas (graduation).
Cerca de mil instituições académicas apresentaram as respectivas candidaturas e, agora, é a vez de entre as seis finalistas ser seleccionada a vencedora em função do respectivo contributo para liderar pelo exemplo, pelo envolvimento dos alunos e professores num modelo educativo de sucesso e pela estratégia para a excelência.
Ideias simples podem gerar resultados impressionantes. A adesão das universidades a receber a visita de Obama é disso um exemplo, mas mais impactante são os vídeos de 3 minutos que cada uma produziu para demonstrar o seu compromisso com o objectivo de Obama para 2020.
Por estes dias milhões de americanos usam o site oficial da Casa Branca para votar. O efeito agregador da internet e o compromisso político de maior participação estão assim garantidos.
Este é apenas mais um exemplo de sucesso na comunicação da Casa Branca entre outros já usados, donde destacaria a campanha individualizada (junto de cada internauta registado) para explicar e promover a decisão de criar um verdadeiro Sistema Nacional de Saúde, recentemente aprovado depois de ter as opiniões pública e publicada do seu lado.
A internet mudou muita coisa. Uma das mais impressionantes transformações é ter a memória à distância de um clic. Obama ganhou com as novas tecnologias. Sabe bem isso, e os americanos também, pelo que continua a governar através delas. Assim outros soubessem fazê-lo deste lado do Atlântico. É tão simples...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário