sábado, 1 de maio de 2010

DEMOCRACIA DIGITAL XLVII


Obama tem como objectivo colocar os Estados Unidos como a nação com maior número de licenciados do Mundo em 2020. Este é o propósito essencial da sua política educativa.

“Commencement Challenge” é o mais recente desafio lançado pela Casa Branca no seu sítio aos internautas americanos. Basicamente consiste num exercício de selecção na net de uma universidade para o Presidente Barack Obama visitar na cerimónia de entrega dos diplomas (graduation).

Cerca de mil instituições académicas apresentaram as respectivas candidaturas e, agora, é a vez de entre as seis finalistas ser seleccionada a vencedora em função do respectivo contributo para liderar pelo exemplo, pelo envolvimento dos alunos e professores num modelo educativo de sucesso e pela estratégia para a excelência.

Ideias simples podem gerar resultados impressionantes. A adesão das universidades a receber a visita de Obama é disso um exemplo, mas mais impactante são os vídeos de 3 minutos que cada uma produziu para demonstrar o seu compromisso com o objectivo de Obama para 2020.

Por estes dias milhões de americanos usam o site oficial da Casa Branca para votar. O efeito agregador da internet e o compromisso político de maior participação estão assim garantidos.

Este é apenas mais um exemplo de sucesso na comunicação da Casa Branca entre outros já usados, donde destacaria a campanha individualizada (junto de cada internauta registado) para explicar e promover a decisão de criar um verdadeiro Sistema Nacional de Saúde, recentemente aprovado depois de ter as opiniões pública e publicada do seu lado.

A internet mudou muita coisa. Uma das mais impressionantes transformações é ter a memória à distância de um clic. Obama ganhou com as novas tecnologias. Sabe bem isso, e os americanos também, pelo que continua a governar através delas. Assim outros soubessem fazê-lo deste lado do Atlântico. É tão simples...

Sem comentários:

Enviar um comentário