quinta-feira, 20 de maio de 2010

DEMOCRACIA DIGITAL XLVIII



É impressionante a velocidade a que o Mundo está a mudar! No próximo ano a China passará a ser o maior mercado de computadores, ultrapassando os Estados Unidos.

O que é que isto significa? Muito. Os comportamentos sociais adaptar-se-ão rapidamente à profusa rede tecnológica. Do ponto de vista político o regime fechado sobre si próprio acabará por se abrir e um novo paradigma cívico surgirá.

Economicamente falando o consumo de tecnologia aumentará de tal modo que as oportunidades não serão apenas internas mas sobretudo externas. Não menos relevante: a língua chinesa vai adquirir maior importância estratégica.

Em suma, o Ocidente tem, cada vez mais, os olhos postos no “Tigre”, que é cada vez menos de “papel”. A crise económica e social em que a Europa e os Estados Unidos mergulharam – e de onde apenas vão saindo paulatinamente – apresenta-se como o contexto adequado para governos e empresas orientarem as respectiva estratégias políticas e comerciais para a China.

Aquilo que alguns ainda teimam em apelidar de países emergentes (BRIC) são hoje uma evidência e a confirmação de crescimento e desenvolvimento. As grandes oportunidades estão lá! “By the way” o Brasil será a partir do próximo ano o terceiro mercado mundial de computadores!

Observada esta (inelutável) tendência a partir do nosso rectângulo, resta perceber friamente o que estamos a fazer? Infelizmente muito pouco ainda. Não nos resta alternativa que não seja adquirir maior agressividade diplomática, melhor estratégia comercial e envolver os melhores protagonistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário