terça-feira, 7 de abril de 2009

CARTA ÀS MENINAS DO BLOG OSEXOEACIDADE

Estimadas Amigas,

Vejo que continuam envoltas em sucesso. Seja de dia ou de noite são cada vez mais uma referência. As menções em jornais nacionais vão-se multiplicando…

Não sei se tiveram conhecimento mas esta semana num dos programas mais vistos da TV americana (The Colbert Report) o Presidente da Associação Americana de Jornais, John Sturm, deixou a seguinte pérola: “o jornal é um blog que deixa tinta nas suas mãos”. Posição inusitada e francamente heterodoxa, sobretudo vinda de quem vem! Por todo o mundo logo dispararam as mais diversas reacções: de apoio e repúdio.

A verdade é que os jornais impressos, um pouco por todo o lado, estão a passar tempos muitos difíceis. Seja por falta de leitores, de patrocinadores ou tão somente da estratégia correcta. Por seu turno, os blogues florescem como cogumelos – muitos deles alimentados por jornalistas – e não páram de crescer os leitores ávidos de informação.

A estratégia de criação de edições jornalisticas “on-line” tem em muitos casos resultado. Já na articulação da edição impressa com o “on-line” contam-se pelos dedos os casos de sucesso…E é pena!

Em Portugal, começa-se agora a despertar para a importância da internet e de toda uma geração (ou gerações, diria mesmo) que ali buscam informação, conhecimento e inspiração.

As meninas com o vosso blogue são um exemplo muito interessante de sucesso que merece uma análise mais cuidada. Senão vejamos: de acordo com dados da Wordpress, em 2008, o vosso blogue teve uma média mensal de 51.000 visitas! Por exemplo, a circulação total do conjunto dos dois jornais diários de Coimbra (somadas as vendas, ofertas, assinaturas,..) foi, em 2008, cerca de 18.000/dia, segundo a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.

A média mensal das meninas este ano já vai em 59.000! Há poucos assim no país! Crescimento significativo, hein?! Agora, a questão começa a ser o que fazer com estes números, que denotam credibilidade e muito mais do que mero voyeurismo…

É interessante observar como, por exemplo, outros jornais (e alguns directores, mesmo) têm usado a internet e muitas das suas ferramentas, designadamente as redes sociais e o micro-blogging (Twitter) para promoverem as edições on-line e impressas. Coisa que, aliás, as meninas também já começaram a fazer!

Fruto da vossa simpatia e da relação profícua que mantêm com um conhecido semanário local têm antecipado manchetes, feito eco de notícias exclusivas e, assim, ajudado a promover (estou seguro) aquele importante jornal...

Ora, hoje, o desafio que vos lanço é o seguinte: sem perderem a originalidade e o pícaro, sejam um caso nacional de sucesso transformando um blogue numa plataforma de informação que combine o imagem, som e as ferramentas mais avaçadas que o novo mundo tecnológico nos oferece.

O ideal seria, e pela primeira vez em Coimbra, contruir um consórcio de inovação, envolvendo nesse objectivos os principais agentes de informação local…Sedutoras como são, estou certo que conseguem!...

1 comentário:

  1. Pelas minhas contas, 51.000 hits por mês são 1.700 hits por dia (51.000 / 30). Comparar 1.700 com 18.000 parece-me mais correcto.

    Além de que se os hits não contam se a pessoa viu duas vezes o blog, assim como as assinaturas e vendas não verificam se a pessoa leu o jornal todo.

    E uma vez que as pessoas vêm um blog normalmente pelos últimos posts, não por tudo, mas é raro comprar um jornal por apenas um artigo, estas comparações parecem-me ser um bocadinho falaciosas, no mínimo.

    Quanto aos 15% de crescimento, parabéns! E já agora qual é o valor para o jornal?

    ResponderEliminar