quinta-feira, 30 de abril de 2009

ROTEIRO ELEITORAL PARA COIMBRA

Três actos eleitorais podem servir para muita coisa. Assim queira o povo e não se demita de tomar decisões. Devem, no mínimo, ser aproveitados para repensar Coimbra e o seu futuro estratégico. Haja agora quem tenha essa capacidade.

Já aqui deixámos o registo da relevância de ter Vital Moreira como cabeça de lista pelo PS para as eleições europeias. Apesar do desconforto para alguns socialistas locais (que se presumiam herdeiros de Fausto Correia na cadeira de Bruxelas, pasme-se!) Vital é uma excelente escolha e, estou certo, saberá colocar Coimbra no centro do debate europeu e a Europa no roteiro de discussão local.

Temos assistido a um PSD que não quer discutir a Europa (nada mais errado para um partido com responsabilidades europeístas), mas os detalhes da vida nacional. Pois bem, será que aqui em Coimbra também quer antecipar e esmiuçar a pobreza desta gestão autárquica?.. Vital, com certeza, dará também boa conta desse recado. Assim haja interlocutor, pois o Dr. Encarnação nessas horas desaparece e candidato europeu de Coimbra, no PSD nem nos dez primeiros…

Por outro lado, e infelizmente, o Dr. Encarnação habituou-se a não ter que se preocupar com o PS. Tem sido assim ao longo dos últimos anos e a actual incerteza na escolha do candidato socialista não augura nada de bom. Uma coisa é certa: secundarizar as escolhas autárquicas trará consigo um elevado preço político no futuro…

É bem verdade que uma mão cheia de boas ideias para Coimbra são essenciais para obter um bom resultado, porém não é menos verdadeiro que um candidato com tempo para conhecer e se dar a conhecer é essencial. O calendário corre contra quem vier por parte do PS, com maior ou menor notoriedade, e a final compreender-se-á se a escolha foi estratégica (a pensar no largo prazo) ou meramente casuística…

Por fim, as legislativas. Há que cuidar de evitar cometer os erros do passado recente: importar pessoas que, por muito estimáveis que sejam, nada têm a ver com Coimbra, cidade e região. Os dois maiores partidos, há quatro anos, desprezaram os eleitores locais “oferecendo-lhes” soluções que apenas respondiam às lógicas das cúpulas nacionais!..Os resultados estão à vista. São mensuráveis. Repetir a façanha é uma irresponsabilidade ou um atestado de incompetência (o que não me admiraria) a quem tem responsabilidades locais…

Há um risco que quero correr já: sugerir o nome de Paulo Campos, actual Secretário de Estado das Obras Públicas, que seria, a meu ver, um excelente cabeça de lista do Partido Socialista por Coimbra. Por diversas razões. Tem raízes: a família e o próprio mantém relação muito forte com a Beira Serra. Tem obra: é responsável por importantes eixos rodoviários neste distrito. Tem passado: é herdeiro de valores republicanos sólidos. Tem mundo: conhece o suficiente para aqui replicar bons modelos de governança. E tem juventude: poderia iniciar um novo tempo no PS de Coimbra voltado para o futuro, fazendo esquecer o passado recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário