sexta-feira, 3 de abril de 2009

DEMOCRACIA DIGITAL XI


A internet saiu à rua! Nalguns países está já de facto e não é meramente panfletário. Em 2008, o número de “hotspots wifi” cresceu, na Europa, 132%. Em Portugal, há ainda um longo caminho a percorrer.

A criação de “hotspots wifi” públicos – acessos à rede sem fios tendencialmente gratuitos – é um processo absolutamente incontornável, que irá além dos espaços universitários, museológicos ou repartições públicas.

“Acessível em qualquer momento e em qualquer lugar” é um pilar básico do moderno estilo de vida e de trabalho, por isso mesmo é cada vez mais impensável que a ligação à rede se faça apenas de casa ou do emprego e pela tradicional via dos cabos. Para tanto, a profusão de telemóveis com acesso à net tem contribuído de modo decisivo, mas ainda insuficiente.

Quando se fala tanto no regresso do Estado, creio que há um domínio onde o serviço público inelutavelmente se impõe: a criação de uma teia nacional de pontos públicos de acesso gratuito à internet, sobretudo junto de públicos mais desprotegidos e em estreita articulação com os municípios, sem ferir naturalmente as regras da concorrência. Há espaço para todos!

A este propósito, atentemos, pois, no exemplo do Rio de Janeiro, onde o Governo do Estado ofereceu aos moradores de algumas favelas o acesso gratuito à Web a partir de pontos “wifi” em banda larga. Dir-se-á que onde é preciso pão se dispensa a tecnologia. Nada mais errado, pois que a integração social e o processo educativo (meio caminho para obtenção de “pão”) são passos-chave para uma sociedade mais justa.

A inclusão digital de comunidades marginalizadas tem tido resultados sociais relevantes no Brasil. A possibilidade de haver pontos de acesso gratuitos democratiza e facilita a integração.

Em suma, a massificação no uso das novas tecnologias é determinante para a nossa modernização social e económica; de igual modo o acesso generalizado à internet enquanto fonte de informação e conhecimento é condição de uma sociedade mais forte e competitiva.~
PUBLICADO NO JORNAL OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário