quinta-feira, 21 de junho de 2012

RIO+20, E AGORA?



Ouvi, esta semana, no Rio de Janeiro, o seguinte comentário: “Há 20 anos, na “ECO92”, a Europa dominou a agenda ambiental, hoje não se pronunciou sequer sobre o desaparecimento dos icebergs, porque o foco é outro afundamento, o da Grécia”. A verdade é que as agendas regionais e a atual crise económica deixaram para segundo plano os objetivos centrais da Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade. A economia real impôs-se à “economia verde”.

As principais potências mundiais acabaram por participar de forma tímida no debate e, consequentemente, os demais países – sobretudo os emergentes – reagiram de igual modo. Em suma, o desinteresse de uns justificou a inépcia dos outros. Postura preocupante.

O Secretário-Geral das Nações Unidas alertou várias vezes para o fato de podermos não ter mais tempo para organizar a “Rio+40”, ou seja, em 20 anos os danos causados no ambiente serão (como em muitos casos hoje já sentimos) irreversíveis. Sinceramente, o clima diplomático era de algum otimismo, porém custa-me aceitar pacificamente que nestas conferências as declarações finais sejam boas em si mesmo, apenas porque resultam da “arte do possível”.

Rever os modelos de crescimento dos países é imperativo não apenas porque gera as manifestas desigualdades sociais que conhecemos, mas igualmente porque têm sido feitos à custa de uma exploração desregrada e desproporcionada dos recursos naturais. A situação é de emergência real, todavia na agenda política a crise financeira e o desemprego deixam pouco espaço para o ambiente e sustentabilidade. O que é um erro, pois eles são concomitantes e não excludentes.

Enquanto isso, sabe-se já que a receita turística destes dias de Rio+20 na “cidade maravilhosa” é superior a 60 milhões de reais. Impressionante aporte! Porém, a verdade é que o Rio não estava preparado para receber este tipo de eventos globais. Não tem infraestruturas (hoteleiras, viárias, aeronáuticas,..) nem profissionalismo organizativo. As coisas acontecem porque têm de acontecer, a custo elevado e consumindo muito da paciência e do tempo coletivos.

É uma pena. O Rio tem todas as condições naturais, mas falta-lhe ainda o resto, que é muito. Vejamos agora como vai ser com a Copa do Mundo e, em especial, com os Jogos Olímpicos. O temor aumentou!

1 comentário:

  1. Ricardo, excelente artigo! Única ressalva que faço eh q a organização da ONU, e nao (ou nao soh) da cidade do Rio eh q nao estava legal.... Tenho amigos q foram trabalhar como voluntários e viram de dentro a situação de desorganização. Como vc disse, as coisas acontecem pq tem q acontecer.. Mas a que custo, nao eh?
    Bjinhos
    Luciana Faria

    ResponderEliminar