quinta-feira, 7 de junho de 2012

O CIRCO



Começa em breve mais um desafio europeu para Portugal. Desta feita dentro de quatro linhas. Tal como fora delas, a Alemanha aparece-nos no caminho. Desta vez não há Troika a mediar, mas vamos ver como se comporta o juíz da partida.

Como sempre, os alemães partem favoritos, mas vejamos se – como no passado – os surpreendemos com a nossa criatividade e improviso peculiares. Na economia real não há espaço para improvisar, mas em campo e no 11 contra 11 é sempre bom deixar sonhar Ronaldo e Companhia. Há uma nação à espera de uma vingança desportiva. Ansiosos por um nó cego nas medidas que aprofundam a recessão e fazem aumentar o desemprego. Com “fair-play”, é certo, vamos dar tudo para derrotar em campo a rapaziada da Senhora Merkel. Já que para bater o pé, Passos e a trupe “não os têm no sítio”, esperemos, pois, que Paulo Bento e os demais mostrem com quantos paus se faz uma jangada!

Enquanto houver vida há esperança. E esperança é coisa que nunca faltou aos Portugueses. Falta-nos tanto, mas paciência temos para dar e vender, por isso até ao apito final acreditamos! Nas guerras dos euros – a do futebol e a da finança – estamos na mesma: com esperança e paciência. É o que nos resta.

Ora, foi neste difícil contexto que o patético “mister” Manuel José veio destilar fel relativamente à seleção portuguesa de futebol. Classificou de “circo” a fase de preparação para o Europeu da Polónia e da Ucrânia. “Mister” Carlos Queiróz, não querendo que a patetice fosse um exclusivo daquele, aproveitou a onda e veio dizer “esfola”.

Manuel José e Carlos Queiróz devem estar de mal com a vida. Afinal de contas, há muito que em Portugal ninguém os recruta...talvez seja por isso. Ainda que os resultados finais lhes venham a dar razão – e objetivamente a probabilidade é grande– o momento e a forma como decidiram vir publicamente atacar técnicos e atletas portugueses é um erro e uma traição. Somos uns craques a gerir mal o tempo. 

Agora, o lado bom desta coisa, é interpretar as críticas com motivação (“a la Mourinho!) e só há uma forma de responder aos algozes e anunciantes da desgraça: é em campo. Com raça, motivação e entrega!

Força Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário