quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GERAÇÃO "C"...




A revista americana “Time” destaca como tema semanal a geração juvenil que está no centro das mudanças democráticas em curso no Médio Oriente e Norte de África. Caracteriza, aliás, metaforicamente o momento como de “Youthquake”: na verdade, o que se está a passar é absolutamente disruptivo, sobretudo porque assente numa geração com pouco ou nenhum envolvimento político, mas imensa capacidade de intervenção e mobilização cívica, assente no uso das tecnologias da informação.

Estes jovens começam a ficar conhecidos como a “Geração C”. “C” dos que estão sempre conectados, comunicando por computador, centrados em conteúdos, clicando numa comunidade. Estes são os “cês” desta nova geração que vai marcar o futuro, sobretudo o político e social.

Estamos a referir-nos a jovens essencialmente urbanos e suburbanos, não politizados, altamente consumidores e que até 2020 serão 40% da população nos Estados Unidos, na Europa e nos BRIC. Um exército poderoso, portanto!

Quem ainda não percebeu isto não compreendeu nada. Quem já entendeu e não reage, então...

Estes são os mesmo jovens que, uma vez mais via Facebook e influenciados pelo que está acontecer lá fora, decidiram convocar uma manifestação para a Avenida da Liberdade, para o início de Março, reclamando um conjunto de direitos sociais que lhes vêm sendo retirados. No FB já são umas dezenas de milhar!

Ao contrário do passado, hoje, não pode dizer-se nunca que os fenómenos não se repetem. A força mobilizadora das novas redes sociais é mesmo global. E, atenção, as causas não faltam!..

1 comentário:

  1. caro ricardo,

    concordo em absoluto que cada vez mais as redes sociais funcionam como estrategias virais de difusao de mensagens; contudo tenho uma duvida...sera que os milhares que dizem "gosto" a manifestaçao para a av. da liberdade, levantam o rabinho, desligam o pc, dao descanso ao fb por umas horas e vao para a rua??!! ...e que acredito que esta geraçao e de de facto uma geraçao dos Cês...mas tb aqui se encaixa um C de comodismo ...e que iniciar uma revoluções pela internet nao parece ser dificil, dificil mesmo e fazer com que larguemos o computador e venhamos para a rua.

    ResponderEliminar