sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

UM PAÍS NOVO!



Tenho o privilégio imenso de trabalhar numa das maiores empresas do Mundo, que contribui decisivamente para a inovação global e para melhorar o nosso país.
Há muitos exemplos de compromisso da Microsoft com uma cidadania activa. Destaco um: neste tempo de crise na educação, a Microsoft Portugal – num projecto inovador a nível mundial - decidiu apostar na formação dos Directores das Escolas, sujeitos-nucleares no âmbiente educativo.

Os professores não foram preparados para ser gestores, mas devem sê-lo, para tanto precisam adquirir novas competências, aptidões de liderança e novas práticas de gestão, onde as tecnologias podem fazer toda a diferença. Assim sendo uns milhares de professores vão adquirir novos “skills”, numa parceria em que o Ministério da Educação tira manifesta vantagem. Outros façam o mesmo!..

Fala-se muito – e há demasiado tempo! – da relação da escola com o mundo empresarial, pois bem este é um exemplo concreto de como as melhores práticas de gestão podem ser adaptadas ao quotidiano educativo, de como os protagonistas das empresas podem ser inspiradores de quem gere comunidades educativas. Uma escola moderna é também uma empresa.

Exigência, compromisso, avaliação, reconhecimento e mérito são conceitos muito caros e diariamente presentes na Microsoft, pelo que transpostos para a escola portuguesa ajudarão a fazer desta um espaço melhor e mais qualificado.

Um Portugal melhor precisa de mais exemplos destes. Já imaginaram se levássemos a vários domínios da administração pública, da saúde, da justiça programas orientados por aqueles princípios? Seria um país novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário