A nova vaga na internet: a Real-Time Web, tem no Twitter o seu maior símbolo. Isto significa que o instantâneo, aproximando cada vez mais o virtual da realidade, está a conquistar a atenção dos utilizadores em todo o Mundo, sejam empresas ou cidadãos.
Aquilo que poderia ser considerada uma ferramenta para puro voyeurismo social e a iníqua exposição pública – dizendo apenas onde estamos e o que fazemos - passou subitamente a ser um instrumento institucional, comercial e social poderoso. As empresas começaram a conquistar novos consumidores e a promover os seus produtos e serviços por este canal; as campanhas políticas preparam mensagens para este novo modelo de comunicação (v.g. Obama) e as revoluções sociais (ex. Irão) passaram a dar-se a conhecer ao Mundo por este meio.
Por isso mesmo é sem surpresa que sabemos, hoje, que há cinquenta milhões de actualizações diárias feitas pelos utilizadores do Twitter. Número impressionante! Acresce, que, num recente estudo, foi tornado público que a língua inglesa representa 50% dos “posts”, seguido do japonês (14%), do português (9%), do malaio (6%) e do espanhol (4%).
Ora, daqui resultam algumas conclusões: a adopção tecnológica por luso-falantes é uma evidencia; as ferramentas de real-time web são oportunidades imensas para os cidadãos, empresas e estados lusófonos; a existência de estratégias públicas para o mundo digital um imperativo.
Quem ficar fora deste proceso terá muita dificuldade em progredir. Já não se trata de um mero mito virtual. É mesmo realidade e instantánea!
Publicado no Jornal OJE
Sem comentários:
Enviar um comentário