segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DEMOCRACIA DIGITAL XL


Portugal carece de boas notícias. Os portugueses precisam, mais que nunca, de relançar a auto-estima. Ora, um bom exercício é atentarmos no caso da Escola Básica da Várzea de Abrunhais, algures no concelho de Lamego, bem no interior do país.


As dedicadas professoras (por que as há!) com o empenhamento dos pequenos alunos, estimulados pela existência do Magalhães, conseguiram criar um projecto educativo que colocou esta comunidade escolar na rota das tecnologicamente mais inovadoras do Mundo.

A Microsoft reconheceu e apoiou este projecto singular, conferindo-lhe uma distinção que apenas outras 30 almejaram. Isto é motivo de orgulho nacional. Merece, pois, ser divulgado e acarinhado o mais possível.

Perguntar-se-á: mas o que tem o projecto da Várzea de tão especial? Porventura, apenas a dedicação extrema dos seus actores, porquanto a tecnologia é igual à disponível em tantas outras comunidades escolares do país. Vale, porém, a pena distinguir os dois factores.

Não fora a existência do projecto Magalhães e a instalação do acesso à internet nas escolas portuguesas e nunca este tipo de exemplos surgiriam. Primeira nota, pois, para a opção absolutamente estratégica do governo pelo plano tecnológico, que já merece uma versão 2.0!..

Por outro lado, confirma-se que a construção de blogues, de páginas com vídeos, a integração da tecnologia no processo de aprendizagem, o estímulo à pergunta e à busca pela net são passos pedagógicos que dependem, essencialmente, da orientação do professor, pelo que a formação destes educadores no uso das TIC é absolutamente vital.

A confirmar a importância deste caso está um estudo europeu do IDC que revela que nos próximos 5 anos 90% dos empregos vão exigir competências em TIC!
Publicado no Jornal OJE

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