terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DEMOCRACIA DIGITAL XXXIX


“Andar nas nuvens” vai literalmente ser uma expressão própria da internet em muito pouco tempo. Afinal de contas, a “cloud computing” é um tendência inelutável no futuro próximo com impacto tremendo na organização das empresas e das pessoas quando se pensa na Web.


Mas o que é isso da “nuvem”? É o novo modelo de acesso à informação pessoal e corporativa, que passa a estar disponível “algures” sem que tenhamos de nos preocupar em carregar o computador pessoal onde a memória concentra os nossos dados ou o servidor da empresa.

Dito de outro modo, a “nuvem” é sinónimo de agilidade e comodidade, de melhor e mais fácil e acesso e, quando pensamos em serviços públicos ou de empresas, em racionalização de custos porquanto de podem dispensar muitos investimentos em servidores.

Quem nunca se viu na contingência de não poder aceder a informação urgente por se ter

esquecido do respectivo portátil? E quando os servidores da empresa estão em manutenção?.. Enfim, este tipo de situações passam a fazer parte do passado, com o que isso significa de ganhos de eficácia e economia de tempo e de meios.

As estruturas, as plataformas tecnológicas, o próprio software e a capacidade de armazenamento (memória) passa a estar disponível fora da empresa, da nossa casa ou dos próprios serviços públicos. Pagar-se-á apenas o serviço a entidades terceiras que farão a gestão daqueles elementos. Um avanço tremendo na economia.

Obviamente, que existe ainda o cepticismo próprio do que é novidade, sobretudo apreensão quanto aos riscos de segurança e confidencialidade, porém, no “país do cartão do cidadão”, estão já desenvolvidos e no terreno diversas soluções de encriptação que salvaguardam a propriedade e a reserva dos dados. Não há que temer!

Sem comentários:

Enviar um comentário