quinta-feira, 17 de maio de 2012

NUNCA NOS RENDEREMOS!



Este será um fim-de-semana especial. Muito especial, aliás. Regressar a casa para junto da família e dos amigos seria por si só um prazer, mas acrescentar uma ida à final do Jamor para ver a Briosa torna a coisa histórica e indescritível.

A Académica já chegará ao épico Estádio Nacional vencedora. Para lá chegar derrotou, entre outros, o Campeão Nacional. Um feito notável. Uma vitória, portanto. Além disso, resistiu e não foi despromovida. Como sempre um suplício. Mas outra vitória. Acresce, que também pode agora usar do epíteto de “equipa europeia”. Ah, pois é! E é ou não outra vitória?..

Apesar de tudo, várias gerações - entre as quais a minha – desejam poder reviver em 2012 o sonho da Briosa campeã no longínquo ano de 1939. Concentremo-nos, então, no essencial: vencer no próximo domingo!

Não sei o que treinador e diretores irão dizer aos atletas para os motivar nas horas que antecedem a partida. Sei, todavia, que esse exercício não é um pormenor mas um “pormaior”. Sei que os grandes campeões são exímios nessas sessões de motivação e de “team building”. Ora, perguntem ao José Mourinho!..

Algumas ideias que os jogadores deverão ter em mente: representar a secular Académica é um privilégio não um direito; não estaremos perante uma simples partida de futebol mas num reencontro de Coimbra com a sua história; a auto-estima de muitos milhares projeta-se no esforço dos 11 eleitos e, acima de tudo, o segundo é o primeiro dos últimos.

É, também, o tempo para revisitarmos um dos mais belos e marcantes discursos da história mundial, quando Winston Churchill, em 1940, na Câmara dos Comuns, após a derrota da França perante a Alemanha nazi, incitou os Ingleses com: “Lutaremos nas praias, lutaremos nos lugares onde estivermos, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas, nunca nos renderemos...”.

Este é o espírito que se deseja. Lutar com “sangue, suor e lágrimas” até ao último minuto para dignificar a memória e o futuro da melhor instituição do mundo!  

Sem comentários:

Enviar um comentário