sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ARRISCAR PRECISA-SE!


Por estes dias, li num site brasileiro de empreendedorismo a história de uma jovem paulista de 23 anos, com um currículo impressionante, que formada na melhor escola do Mundo de tecnologia – o Massachusetts Institute of Technology– depois de trabalhar no Google e na Microsoft decidira sair para montar o seu próprio negócio.

O que faz alguém tão jovem dispensar a notoriedade e a estrutura dos gigantes tecnológicos Google e Microsoft para se lançar por si no mercado? As respostas para esta questão ajudam a compreender em parte o mundo atual e, sobretudo, a meu ver, podem auxiliar na saída para a crise de um país como Portugal.

O Mundo global da Internet não tem fronteiras, é sabido. Mais, hoje há soluções tecnológicas que a baixos custos permitem começar um negócio rapidamente e vender para os quatros cantos do mundo. Ideia impensável há uns anos. Afinal, o mais importante é a ideia e o modelo de negócio.

A Isabel Mattos, a tal jovem brasileira, pensou num aplicativo gratuito (sublinhe-se) que ajuda a gerir as finanças pessoais. É uma espécie de folha de cálculo organizada e disponível de forma simples em todo o lado, do telemóvel ao computador. No primeiro mês teve 400.000 “downloads” e neste momento já emprega 18 pessoas. Impressionante!

São inúmeras as histórias que diariamente se conhecem deste tipo, sobretudo nos Estados Unidos, mas um pouco também nos países emergentes. Ou seja, há um espírito empreendedor em marcha, um gosto pelo risco que é premiado e não recriminado, um papel estimulante da universidade e o prazer da auto-regulação individual.

A transposiçao para Portugal é óbvia: temos de ter uma ideia de país, um desígnio nacional e, depois, um modelo de desenvolvimento/governação. Neste momento faltam-nos os dois. Honra seja feita ao governo de Sócrates que tinha, pelo menos, o primeiro: um país de tecnologia e de energias renováveis para o Mundo.

Portugal tem um potencial humano imenso, uma posição geográfica privilegiada, uma relação histórica ímpar com o Mundo e vários casos de sucesso que comprovam que vale a pena arriscar. Há por aqui muita “Isabel Mattos” em potência!

Que o novo ano nos traga mais estímulo e boa energia!

Sem comentários:

Enviar um comentário