sexta-feira, 11 de março de 2011

NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS!..



Tem sido muito interessante observar o que se está a produzir em torno da manifestação da “Geração à Rasca”, amanhã, sábado. Há para todos os gostos: uns a favor, outros contra, uns genuinamente envolvidos outros “à pendura”...

Para já um dado relevante: pela primeira vez uma manifestação cívica, que poderá ter impacto significativo, começou (repito, iniciou) de forma espontânea nas redes sociais e vai passar do mundo virtual ao real. Este é por si só um elemento digno de registo. A dita democracia digital existe mesmo!

Acontece, todavia, que – como em tantos outros domínios da vida – há sempre uns que se montam no trabalho, na criatividade e nas expectativas dos outros... Este caso não foge à regra.

Por muito que alguns partidos políticos, da esquerda à direita, se desdobrem em declarações solenes de não interferência na dita manifestação (inicialmente) espontânea, ora a verdade é que já todos percebemos que há mobilização e empenhamento com contornos partidários profissionais. Não que isso seja mau ou condenável, não! É um facto, pronto.

Mas, sobretudo, o que a mim me interessaria ouvir – o que ainda não sucedeu – era perceber não as razões para o protesto (que conheço e compreendo algumas) mas as soluções propostas e o rumo a seguir. Sobre isso nada foi dito!

Afinal, amanhã, poderemos assistir a um de dois cenários: o contabilístico, em que o que fica são os números que desfilaram na avenida (os da PSP versus os dos organizadores com o olho dos jornalistas à mistura) e isso repreentará muito pouco ou, além disso, os organizadores (supostamente) em nome de uma geração apresentam ao país um compromisso de ideias que visem, na actual circunstância, mais trabalho e mais direitos sociais, mas também mais produtividade e mais mais competitividade.

Veremos, pois, o que sucede. Se for apenas mais uma manifestação como tantas outras servirá muito pouco ao país e menos ainda a esta geração, que também é minha!

* Foto retirada do site spectrum.weblog.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário