quarta-feira, 28 de julho de 2010

TIC e TURISMO



O Verão é sinónimo de férias. As novas tecnologias estão a mudar radicalmente o comportamento dos turistas e a forma como organizam as respectivas pausas para repouso, recreio ou lazer.

Hoje em dia, antes de sairmos de casa já conhecemos detalhadamente o nosso destino: visitamos museus virtuais, degustamos os segredos gastronómicos locais, descobrimos o hotel mais charmoso... E, o mais interessante é que alcançamos tudo isto sem ter contacto com operadores turisticos.

Cada um de nós é produtor activo de conteúdos que disponibilzamos (com gosto e vaidade) na internet: seja com a publicação da foto do Taj Mahal no Facebook, a menção ao melhor Sushi de São Paulo no TripAdvisor ou ao registar o melhor salto de “bungee jumping”no Bing Maps.

Para se ter ideia da imensa proactividade e produtividade relativa às opções de viagens de cada um o TripAdvisor é um bom exemplo: 46 milhões de visitantes únicos por mês dos quais 15 milhões estão registados e são feitos 22 apontamentos por minuto sobre hotéis, restaurantes e outros. Impressionante!

Mas alcançaríamos números idênticos se analisássemos sites de GPS, aplicações para busca de restaurantes e guias virtuais. Para quê andarmos com a mochila cheia de papel se o nosso telemóvel pode carregar gigas de informação?..Acessível a todo o instante e apenas num clique.

Por tudo isto, deixámos de nos deslocar a agências de viagens, de frequentar feiras de turismo e, sobretudo, de estar nas mãos dos operadores, porquanto agora a concorrência elevada impõe preços mais baixos. Em suma, mudou o modelo de negócio.

O turismo é o sector de actividade onde a internet gerou os maiores impactos e mudanças mais relevantes. Actualmente, as vendas “on line” de passagens áreas, estadias e pacotes superam já as efectuadas no modelo clássico. Ainda assim há quem não tenha percebido...e num país como o nosso, como um peso turístico tão elevado no PIB, é grave!

Publicado no Jornal OJE

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