quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O MITO




Escrevo na qualidade de pai. Não me contaram. Aconceteu comigo. E, pensei inúmeras vezes no meu Amigo António Arnaut, o pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que ainda há bem pouco tempo acusou o governo de “submeter o SNS à tortura do 'leito de Procusta', sujeitando-o à desumanidade da sua visão neoliberal e mercantil".

Então vejamos. Hospital Distrital de Faro, após uma passagem por um centro de saúde que se considerou inadequado perante os fatos. Uma criança de dois anos e meio com a face aberta na sequência de queda doméstica. Serviço de urgência pediátrica. Após 15 minutos de espera, a triagem. Um médico pediatra espanhol informa que o Pedro deveria ser observado por um cirurgião pediátrico, mas ressalva que apenas existe um no hospital mais importante do Algarve – a região que concentra o maior número de pessoas por km2 nesta época do ano - e que, pasme-se, “está apenas um dia por semana”. Por sorte (ou não como veremos) naquele dia ele estava de serviço. Duas horas e meia depois, o Pedro, com dois anos e meio de idade, continua com a face aberta à espera num serviço de urgências cujas instalações são modernas e excelentes. Têm tudo. Ou melhor, quase tudo: equipamentos, pacientes crianças... só faltam os médicos.

Tamanha espera, permitiu-me pensar nas vezes que defendi com unhas e dentes o nosso SNS: a humanidade, a equidade e o sentido republicano que lhe está subjacente. Mesmo quando a taxa moderadora é de 20 euros, como agora. Vivendo hoje no Brasil, onde os cuidados de saúde públicos são inenarráveis, tenho defendido ainda mais intransigentemente o nosso modelo e o nosso SNS. Porém, perante a espera e o sofrimento na face aberta de um filho com dois anos e meio de idade, confesso que me vi obrigado a abandonar o mito do SNS e a descer à terra. Procurei, como alternativa, por um hospital particular, em Faro. Existe e é ótimo, confesso. Abandonadas as urgências pediátricas do público hospital distrital e entrado no hospital particular, em 15 minutos o Pedro foi observado por uma pediatra também espanhola e suturado por um cirugião pediátrico alemão. Assim nem mais. Custou sete vezes mais que o público, é certo, mas foi dezes vezes mais rápido e eficiente. E, na saúde é isso que interessa celeridade e eficência!

Enfim, no final desta lamentável epopeia lembrei-me de Fernando Pessoa, que definiu o mito como “o nada que é tudo”. Ora, o SNS é, hoje em dia, isso mesmo, nada mais que um mito.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso blogue – Espero não venha a conhecer o cutelo da censura –Fui informado pela Google – mas sem qualquer tipo de justificações que o meu site, Polvo da Notícia, vai desaparecer a partir do dia 31 de Outubro 2013 –Não justificam a censura, não nos deram explicações - Por favor passem a palavra, porque o problema não passa apenas pelas escutas mas pelos tentáculos de um polvo gigantesco e tenebroso, com sede em USA - Hoje é este site, amanhã será seu blogue ou outro site Até hoje, meu site, com milhares de consultas, de centenas de consultas diárias – Não registando até agora, nos seus cerca de 4 anos de existência, comentários condenatórios, os quais podem ser consultados nas postagens. . Não edita pornografia, não calunia, não faz apelo ao racismo, mas faz duras criticas ao Cavaquismo, instalado na Presidência da república e no Governo e aos seus amigos corruptos do governo angolano – E comprova-as através das suas contradições, de uma pesquisa exaustiva, de muitas horas de investigação – Afinal, os tenebrosos tentáculos do liberalismo mundial, estendem-se não apenas violando a privacidade dos cidadãos, como através de um alto esquema sofisticado à escala mundial mas também pela censura, a que dão o nome de ICANN - para a qual fui remetido mas sem direito a resposta e a contraditório – Trata-se de uma tal “entidade sem fins lucrativos, subordinada ao Governo dos Estados Unidos, responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet, pela atribuição de identificadores” .

    ResponderEliminar